Durante quase dois anos, a jornalista Karla Monteiro acompanhou o jovem médico da zona sul carioca, Marcio Maranhão, em alguns hospitais onde trabalhou, localizados em áreas de conflito armado da cidade. Ela coletou seu depoimento em centenas de horas de entrevista para escrever este livro. Não é uma ficção — embora pareça.
Cruzando a avenida Brasil numa ambulância do Samu, Marcio cumpria seus plantões com obstinação, e até algum romantismo. Sempre teve orgulho da profissão, e as condições adversas do atendimento de saúde pública no Brasil eram apenas um desafio a ser vencido com dedicação extrema. Estava com 25 anos quando começou, tinindo de energia, disposto a lutar na frente da batalha.
A rotina de guerra que enfrentou ao longo de mais de dez anos, como milhares de médicos brasileiros, faz de Sob pressão um depoimento perturbador. Neste livro, o cirurgião revê sua formação profissional, a fase inicial dos plantões, o caso de amor com a medicina ainda aflorado e o vício na adrenalina do combate, quando operou em ctis despreparados e até em enfermarias e corredores, desafiando a precariedade das emergências — procurando salvar pessoas e a si mesmo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!