ADs

Lançamentos de Novembro da Autentica

A Revoada dos Anjos de Minas - J.D. Vital
A Revoada dos Anjos de Minas chega ao cinquentenário da Diáspora e narra o comovente relato do fechamento do Seminário Maior São José, após mais de 250 anos de história. As mãos de J.D. Vital, jornalista consagrado, diligente pesquisador da melhor lavra, erudito, conhecedor de assuntos religiosos fora e, sobretudo, dentro dos muros clericais, revelam uma vez mais um escritor leve e agradável, imparcial e justo, sério e profundo.
Não fugiu à luta. Optou por escrever a história pela narração dos envolvidos, sensível ao protesto, à revolta, ao riso e às lágrimas, ouvindo o canto dos hebreus de Mariana com absoluta isenção, registrando ora lamento, ora exaltação, a insatisfação de uns ao lado da gratidão de outros.
Com maestria e arte, não fere a lógica aristotélica, põe juntos na pauta os contrários, dá ouvido às contradições e rebusca os contraditórios sem desafinar o coro dos escravos. Sua postura de jornalista é irrepreensível. O texto não acusa e não absolve, interessando-se pelo fenômeno de grande densidade que irrompeu um dia, no coração de Minas, como uma barragem antiga, sentida como forte por uns e diagnosticada como frágil por outros, e que de repente enfarta e desaba. O que a fez ruir?
Uma revolta, um descabeçado, irresponsabilidade, má consciência? Ou zelo e ternura para se construir um novo modelo na picada aberta pelo Concílio Vaticano II? O autor não se interessa por saber quem é santo ou pecador, nem vencedor e vencido. Não obstante, brota da reportagem a palavra “mudança”, resposta contundente aos apelos dos novos tempos.

Mares Interiores - Correspondência de Murilo Rubião & Otto Lara Resende - Murilo Rubião, Otto Lara Resende, Cleber Araújo Cabral
A organização, a descrição e o estudo da correspondência de Murilo Rubião e Otto Lara Resende têm por objetivo trazer a público as cartas que os escritores trocaram por mais de 40 anos (1945-1991). A edição desses documentos, obra do tempo de inegável valor literário, mas também histórico, visa atender aos leitores interessados no período da cultura e da literatura brasileira vivido pelos dois escritores. Além de apresentar feição pouco conhecida da obra de Murilo e de Otto (a de “carteadores”), o livro contribuirá para o conhecimento da vida pessoal, de facetas do processo de criação literária, das redes de convivência com escritores, intelectuais e políticos, bem como da linguagem e da cultura das épocas em que viveram.

A Lua Vem da Ásia - Campos de Carvalho
A lua vem da Ásia, romance emblemático de Campos de Carvalho (1916-1998), completa agora 60 anos e permanece atual, vibrante, único. Esta obra-prima da literatura brasileira ousou ser diferente num momento em que ser diferente era muito mais difícil. Surrealismo, humor nonsense, rebeldia, combate à hipocrisia e ao establishmentsão seus principais ingredientes. A narrativa, uma pseudobiografia em forma de diário, abriga as reminiscências de um herói bufão que vive em um hotel com um quê de claustro burlesco.
Os funcionários do estabelecimento são sentinelas risíveis; o maîtreministra sopas e banhos aos hóspedes; o gerente é aficionado por disciplina e horários; sua esposa aplica injeções em quem encontra pela frente; para evitar ladrões, grades nas janelas. Hotel de luxo, campo de concentração, mas, na verdade, um hospital de alienados.
Aqui o nonsense, embora delicioso, é só um pretexto: o que se pretende é a representação da realidade crua à qual tentamos inutilmente escapar, evidenciando o absurdo da existência e a vida bruta que expõe suas vísceras. Campos de Carvalho não transigiu um milímetro no propósito de aliar a um profundo sentimento humanista a implacável lucidez de quem desconfia e sabe que o mundo se finge de sério. E isso importa muito.

Filosofia e Filosofias - Juvenal Savian Filho
Tudo neste livro foi preparado com muito cuidado para aproveitarmos ao máximo a companhia dos filósofos e filósofas, esses nossos amigos mais velhos! Textos dos próprios pensadores são estudados em detalhe, com análises de vocabulário, conceitos e estruturas argumentativas. Dados históricos atualizados são apresentados ao longo de todo o livro, além de atividades dissertativas, textos complementares, biografias e exercícios de fixação do conteúdo e de reflexão sobre o cotidiano, dando maior clareza sobre os vínculos da atividade filosófica com a vida. As reflexões deste livro partem sempre da experiência e da prática dos outros saberes (sobretudo as artes e as ciências). Por essa razão, os capítulos também terminam com dicas culturais (principalmente literárias e cinematográficas), científicas e filosóficas, a fim de podermos continuar viagem pelos caminhos do pensamento sobre o pensamento.

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!