ADs

São Paulo Recebe Exposição de O Pequeno Príncipe

Uma das obras literárias mais conhecidas, traduzidas e publicadas, O Pequeno Príncipe, escrito por Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) é tema de uma exposição no Mosteiro de São Bento de São Paulo. A mostra é organizada pela famosa biblioteca monástica do mais importante cenóbio paulistano. Com a entrada de todas as obras do francês Saint-Exupéry em domínio público (quando não existe a obrigatoriedade de pagar direitos autorais) em 2015, o livro acabou movimentando todo o mercado editorial brasileiro com novas traduções e edições.

Personagens como o menino com cabelos dourados, a raposa e a rosa, assim como as famosas frases “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” e “o essencial é invisível aos olhos” ganharam o mundo dos livros em 1943 em Nova York com edições em Inglês e Francês. Apenas três anos mais tarde se publicava a obra na França. A Editora Agir publicou a primeira edição brasileira em 1952 com tradução do Monge Beneditino e imortal da Academia Brasileira de Letras, Dom Marcos Barbosa. Em 2013, a Agir já havia lançado a tradução do também imortal Ferreira Gullar, como alternativa à tradução anterior. Sozinha no mercado, a Agir costumava vender cerca de 300 mil exemplares por ano. Agora, com outras traduções teremos uma variedade e, com certeza a maior possibilidade de leitores. 

Apesar de ser considerada infanto-juvenil, a história do piloto que é surpreendido por um menino de outro planeta dialoga com públicos de todas as idades. Trata-se de uma obra clássica com linguagem coloquial e poética e uma mensagem repleta de ensinamentos como responsabilidade, amor, vaidade, ilusão e a morte.

A Exposição
A mostra é promovida pela 2ª vez pela Biblioteca do Mosteiro de São Bento, a mais antiga de São Paulo. Este templo da sabedoria de propriedade dos monges beneditinos, conta com um acervo de 115.000 obras. As diversas áreas do conhecimento humano podem ser apreciadas, desde filosofia, teologia, sociologia, artes e literatura. Todas as obras do escritor e aviador francês, Antoine de Saint-Exupéry também podem ser encontradas aí. Sua maior criação, O PEQUENO PRÍNCIPE é frequentemente consultada pelos apaixonados leitores.

Há raridades como a 1ª edição francesa, assim como a 1ª edição suíça em língua alemã. A coleção é composta também por edições em outras línguas estrangeiras como inglês, espanhol, japonês e mandarim. Edições raras e comemorativas estão presentes no acervo. Ao todo 50 edições constam na biblioteca. Toda esta riqueza poderá ser apreciada na exposição “O Pequeno Príncipe descobre o Mosteiro” A exposição conta com uma programação que vai desde contação de histórias, oficinas e palestras.

“O Pequeno Príncipe descobre o Mosteiro”
De 1° a 31 de julho de 2016
Aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h ao meio-dia.
Mosteiro de São Bento de São Paulo
Entrada Gratuita apenas com ingresso

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!