ADs

Lançamentos de Maio da Gryphus

De Lula a Lula - Wilson Figueiredo
De Lula a Lula: a arte de montar governo com palavras cruzadas, é segundo volume da Coleção Wilson Figueiredo. Reúne artigos escritos pelo autor entre 2003 e 2010, durante os dois governos do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos 25 artigos, 23 foram publicados no Jornal do Brasil e dois deles em Opinião & Notícia.
O livro busca reativar o debate sobre traços permanentes da tradição política brasileira e republicana e reconhece a importância da eleição de Lula, para quem se interessa em repensar analiticamente a História do Brasil. De retirante nordestino a Presidente da República (em 2003), pela via sindical e a iniciação política, Lula chegou ao Planalto após amargar três derrotas. A primeira para Fernando Collor em 1989 e as duas seguintes, 1994 e 1998, para Fernando Henrique Cardoso. Ao passar a faixa presidencial à sucessora Dilma Rousseff em 2011, o presidente ostentava a extraordinária aprovação de mais de 80% dos eleitores. Temas ligados a sua biografia são excepcionalmente representativos do Brasil e dos brasileiros: pobreza, migração, mobilidade social, gosto pelo futebol, potencial de invenção pela narrativa, a força do patrimonialismo.
Esta coletânea está dividida em três partes,: O início, O vício e O rito de passagem.
A primeira é composta de textos que acompanham os primeiros anos do governo (2003 e 2004), à luz das expectativas geradas pela estreia da esquerda ao poder e a confirmação da imagem pública do ex-presidente. Na segunda parte, O vício, estão reunidos artigos sobre a crise ética que abalou o governo após as primeiras denúncias do mensalão a partir de maio de 2005 e seus impactos, sobretudo, na campanha para reeleição de Lula, em 2006. Na terceira e última parte, foram incluídos artigos sobre a sucessão presidencial, analisada a partir do protagonismo de Lula na condução do processo.

Ler é Mais

Lorem ipsun