ADs

10 Livros da Cia de Letras para Geeks e Nerds

Pouco antes do inicio da campus party deste ano, a editora fez uma postagem em seu blog com 10 livros de seu catálogo que foram feitos sob medida para todos os geeks e nerds desse Brasil.

Há obras nacionais e internacionais. Confira!

1) A Harmonia do Mundo - Marcelo Gleiser
Como diz o subtítulo do livro, em A harmonia do mundo Marcelo Gleiser narra as “aventuras e desventuras de Johannes Kepler, sua astronomia mística e a solução do mistério cósmico, conforme reminiscências de seu mestre Michael Maestlin”. Misturando reminiscências do mestre aos diários que Kepler lhe enviou pouco antes de morrer, este belo romance histórico reconstrói a trajetória de um pesquisador determinado, rumo a uma nova astronomia e a sua obra-prima.


2) Bilhões e Bilhões - Carl Sagan
Em seu último livro, publicado postumamente, o cientista e astrofísico Carl Sagan fala da possibilidade de haver vida em Marte, sobre o aquecimento global e sobre sua impressionante luta contra a doença que acabou por vencê-lo. O tema que une os artigos de Bilhões e bilhões é, enfim, a vida e a morte: do planeta, do Universo, do ser humano coletivo e individual.




3) O Cerne da Matéria - Rogério Rosenfeld
Em O cerne da matéria, o físico brasileiro Rogério Rosenfeld retraça todo o caminho que levou à construção do Large Hadron Collider. Do ponto de vista privilegiado de quem trabalhou como pesquisador no próprio CERN, na Suíça, utilizando dados do LHC para seus estudos, Rosenfeld desvenda a longa batalha política que culminou no maior acelerador de partículas do mundo. Mais que isso, oferece um rico panorama histórico dos avanços científicos atrelados ao LHC, inserindo a descoberta do bóson de Higgs numa narrativa esclarecedora e empolgante sobre as fronteiras da ciência e sobre os homens que ousaram desafiá-las.

4) Os Inovadores - Walter Isaacson
Imprescindível para quem gosta de tecnologia, em Os inovadores Walter Isaacson reúne todos os personagens fundamentais para a criação do computador e da internet. Dos primeiros ensaios sobre a computação de Ada Lovelace e Charles Babbage, considerados os primeiros programadores do mundo, até Steve Jobs, da máquina de Turing na Segunda Guerra ao Google, Isaacson mostra que o trabalho coletivo foi determinante para a revolução digital que vivemos hoje.


5) A Realidade Oculta - Brian Greene
Em A realidade oculta, Brian Greene, um dos maiores especialistas mundiais em cosmologia e física de partículas, expõe o fantástico desenvolvimento da física do multiverso ao longo das últimas décadas. O livro passa em revista as diferentes teorias sobre os universos paralelos a partir dos fundamentos da relatividade e da mecânica quântica. Por meio de uma linguagem acessível e valendo-se de numerosas figuras explicativas, Greene orienta o leitor pelos labirintos da realidade mais profunda da matéria e do pensamento.

6) A Eclosão do Twitter - Nick Bilton
Nick Bilton, colunista e repórter do New York Times, conta pela primeira vez os detalhes da criação do Twitter, uma das principais redes sociais do mundo. Criada pelos amigos Ev, Jack, Biz e Noah, a história do Twitter envolve dinheiro, amizades, traições e uma luta obsessiva pelo poder nos seus bastidores.




7) E Se? - Randall Munroe
O que aconteceria se você rebatesse uma bola de beisebol a 90% da velocidade da luz? Qual a velocidade máxima permitida para passar de carro por uma lombada sem morrer? Se os robôs causassem o apocalipse, quanto tempo a humanidade duraria? Essas são algumas das perguntas que Randall Munroe, criador das tirinhas do xkcd, responde em E se?. Unindo ciência, lógica e muito humor, o autor procura responder as pergunta hipotéticas e absurdas enviadas pelos seus leitores.


8) Steve Jobs – A Biografia - Walter Isaacson
Walter Isaacson se baseou em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs ao longo de dois anos para escrever esta biografia, além de entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes. O livro narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.

9) Breve História de Quase Tudo - Bill Bryson
Neste livro, Bill Bryson parte da origem do universo e segue até os dias de hoje, tratando de assuntos relacionados à física, geologia, paleontologia etc. para explicar tudo o que sabemos sobre o mundo, buscando entender como os cientistas realizam suas descobertas. Para compilar esta Breve história de quase tudo, Bryson consultou dezenas de obras e pesquisadores e montou o que pode ser considerado um delicioso guia de viagens pela ciência.



10) Os Planetas - Dava Sobel
Em Os planetas, Dava Sobel aborda de forma inventiva as origens e peculiaridades dos membros da “família do Sol”. A autora recorre às lentes da mitologia, da música, da poesia, da astrologia e da ficção científica ao descrever nossos planetas vizinhos e ao narrar as peripécias de personagens históricos como Kepler, Galileu, Halley e outros investigadores pioneiros. Cada capítulo tem um estilo próprio e é dedicado a um ou mais planetas, além do Sol e da Lua. Dava Sobel nos lembra que, mesmo tendo seus mistérios desvendados pela investigação científica, os planetas ainda retêm sua aura de fascínio.

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!