ADs

Lançamento da Alameda Editorial

Movimentos de Moradia e Sem-teto em São Paulo
Experiências no contexto do desmanche
Sinopse:
Este livro procura compreender as práticas e ações dos movimentos de moradia e sem-teto em São Paulo e seus integrantes, na década de 1990, inseridos no “contexto do desmanche”. Contexto este que modificou e transubstanciou as categorias, os diagramas e a forma como os movimentos sociais fazem a experiência e incidem no debate público, alterando os termos da ação política. A experiência circula, mas num campo de encolhimento do possível. Chico de Oliveira, no prefácio a este livro, diz: “A política quer dizer precisamente para autores que você frequenta muito, a política quer dizer pautar a ação do adversário. Qualquer que seja o caso. Tornar-se intransponível. Por isso que não tem política. [...] A política precisa da previsibilidade.”
O livro, desta forma, pretende mostrar que, nesse contexto, a política aparece como um “excesso”. Num contexto de encolhimento do possível, do cotidiano, a política só pode aparecer necessariamente no seu fundamento, o excesso democrático. A alteração desse contexto demanda uma reinterpretação dos movimentos sociais a partir da leitura das histórias narradas por seus participantes e pelos atores que os circundam.
Para empreender a exposição dessas ideias, o sociólogo Edson Miagusko escolheu três movimentos de moradia e sem-teto em São Paulo que conformaram suas ações ao longo da década de 1990. Assim, a partir das histórias narradas, procura traçar um mapeamento desses movimentos, suas práticas e os sentidos das nomeações estabelecidas.

Sobre o autor: Edson Miagusko, doutor em Sociologia pela USP, é professor de Ciências Sociais da UFRRJ e pesquisador do Núcleo de Análise de Práticas Políticas e Políticas Públicas (NAPP). Desde os anos 1990 estuda os movimentos de moradia e sem-teto em São Paulo. Nos últimos anos tem pesquisado temas relacionados às cidades, conflitos urbanos e direitos e megaeventos esportivos no Rio de Janeiro.

Livro: Movimento de Movimentos e Sem-teto em São Paulo. Experiências no contexto do desmanche
Autor: Edson Miagusko
Edição: Alameda
Preço: R$ 43,00 (p. 346)
Formato: 14 x 21- Brochura- 0,400 kg

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!