ADs

Resenha (28) - O Herdeiro Dragão

O Herdeiro Dragão

*********************************************************************************
Sinopse:
Após conquistar os leitores com O Herdeiro Guerreiro, Cinda Williams Chima repete o feito em O Herdeiro Mago. E agora para fechar a trilogia ela escreveu O Herdeiro Dragão. A Saga gira em torno de Seth, Jack, Ellen, Madison e Jason. Antigas alianças se quebram e novas são formadas. Erros do passado são trazidos à tona, e o destino de todos está em jogo. Será que o herdeiro dragão será revelado?
Li recentemente o Herdeiro Dragão, terceiro livro da saga do herdeiro que deveria ter sido uma trilogia, mas que vai ganhar mais dois livros. (Capa e sinopse acima).

Fui conquistado pela capa. Não dá pra negar que a arte das capas são lindas e chamam a atenção de qualquer amante do gênero fantasia.
Tinha um pouco de receio sobre mais um livro de magos, mais um livro de mais do mesmo da fantasia, mas toda vez que eu entrava em uma livraria lá estava a capa negra com uma espada cruzando de ponta a ponta e eu me sentia muito tentado a ao menos conhecer o primeiro livro. E como sou feliz por ter de fato adquirido o primeiro livro da série (Sim! Série! Não é trilogia).
A história é bem desenvolvida e bem escrita e tem um universo particular entre pessoas com dons mágicos e seres humanos comuns vivendo no mesmo ambiente. Como geralmente acontece, os humanos normais não sabem da existência dos dotados e são arrastados em suas guerras e intrigas como se fosse a coisa mais natural do mundo, aliás esse é um ponto que achei meio fraco, a falta de interação com o mundo real, ou melhor, com pessoas reais, algo que não ocorre muito no livro e quando ocorre é de forma tão natural que quase me convenço de que vou encontrar um mago andando na rua. Mas esse detalhe não estraga o livro nem diminui a imersão na fantasia deste de forma alguma. Na verdade acho até que contribui para a leitura ficar mais leve.

A saga conta a história de uma comunidade mágica, que convive no nosso mundo normalmente mas é regida por governo e regras próprias, o que ocasionou ao longo da história diversas guerras e conflitos que envolveram todo o globo. Para dar as guerras corriqueiras os magos utilizam as ordens mais baixas, no caso os guerreiros, para lutarem no corpo a corpo cada um defendendo uma casa e aquele que ganha (por ganhar entenda matar o adversário) dá a casa que representa o direito de governar.

Você provavelmente pensou porque todas as outras aceitam isso certo? A questão é que os magos são mais poderosos e perigosos que os demais. Além disso, quando receberam seus poderes de um dragão, o que recebeu o dom da magia enganou os demais com um acordo inviolável que colocava todas as demais classes como subalternos, pudessem eles mudar isso ou não.

Uma coisa legal sobre a série é que cada livro tem um protagonista e cada um participa da história de uma forma diferente. Como antes era para ser um trilogia, o quarto volume demorou a ser lançado e só recentemente chegou as lojas americanas, portanto podemos esperar novidades para o ano que vem com O Herdeiro Encantador (Tradução Literal).

********************************************************************************* 
Pontos Positivos:
  • Bem escrito. É gostoso de ler.
  • Tem personagens fortes.
  • Tem mais livros chegando o que aumenta o tempo de diversão.
  • A trama tem vários momentos de clímax que prende o leitor


Pontos negativos:
  • Não é muito original.
  • Faltaram alguns detalhes na história.
  • E é claro, não recomendado para quem não gosta de fantasia.


********************************************************************************* 
Trechinhos

-Sinistro – murmurou Fitch. – Não – disse Jack. – Não tem nada de sinistro.
Jack ergueu a arma em frente ao corpo com as duas mãos e soube que ela pertencia a ele, embora houvesse sido forjada muito antes de ele ter nascido. Era mais leve do que imaginara, mais leve do que seria de esperar, considerando-se o tamanho dela.
- Sombra Assassina - sussurrou Jack, como se a arma falasse com ele.
E o poder na lâmina correu-lhe para as mãos e subiu-lhe pelos braços como se, de alguma maneira, a espada o estivesse segurando. (Herdeiro Guerreiro).
*********************************************************************************
“- E então? Qual é o segredo de um grande beijo, Seth? – perguntou Jack. – É a técnica, a duração, a intensidade ou o poder?
Seth soltou um suspiro dramático.
- Oh, está certo, Jack. Eu beijo você. Mas só desta vez.”

“- Você não me falou que ele era mago – disse Jack, (…) – Desde quando um mago precisa de santuário? – perguntou-lhe, com certo tom de desafio.
Seph ergueu o queixo e olhou Jack nos olhos. (…)
- Por quê? Você é o porteiro?”  (Herdeiro Mago).
********************************************************************************* 
— Vai ser um inverno frio — previu Min, acomodando-se na única poltrona com braçose cobrindo os ombros com um xale. Um pouco da cor lhe voltara.— Mais neve do quetemos tido por muito tempo. Um tempo de morte.Quando Min profetizava algo, era melhor escutar. Porém Madison era velha o bastantepara se perguntar como era possível que uma pessoa capaz de prever o futuro tivesse tantamá sorte.(Herdeiro Dragão).
********************************************************************************* 
Conclusão:

A autora usa muito de artifícios para desconsiderar um assunto ou não perder tempo em alguma aresta solta da história. Como ouvi por ai, a expressão dar de ombros aparece em 28 trechos do livro Herdeiro Dragão. Mas isso na verdade não estraga a leitura, vai do gosto de cada um. Há pessoas que não querem livros detalhistas e querem somente se divertir com uma boa história e para essas eu indico a saga, melhor, indico não, digo que é leitura obrigatória para os amantes de fantasia e livros de magia. 

Autor: Cinda Williams Chima
http://www.cindachima.com/
Livro: O Herdeiro Dragão (The Dragon Heir).
Editora: Farol (Disney Hyperion).
Ano: 2013 (2009).

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!