ADs

Resenha (27) - Bruxos e Bruxas

Bruxos e Bruxas

*********************************************************************************
Sinopse
No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

Aproveitando que o Dom, segundo volume dessa saga está chegando agora em Novembro,  escolhemos este livro para resenhar e é claro indicar para os leitores de plantão. Assim já vão preparando os bolsos, pois se o próximo for tão bom quanto Bruxas e Bruxos a aquisição é obrigatória.

A história é muito boa, muito bem escrita e ainda por cima mescla dois estilos que eu adoro, ficção e fantasia. O autor criou um mundo que me deixa com a impressão de ter sido inspirado nos excelentes livros de George Orwell ou de autores do mesmo estilo. Falo isso porque apesar do público alvo juvenil, o livro tem bastantes passagens repletas de ideologias políticas e apologias contrárias a regimes totalitários. Não vou escrever o porque eu acho que esse livro me lembrou das viagens sociais de Orwell para não entregar nenhum spoiller, mas se não gosta deste estilo mais político não se preocupe, a escrita é leve e duvido que vá cansar mesmo aqueles que têm aversão ao tema.

A história começa com a tomada do poder por uma nova ordem totalitária que tem conhecimento da existência de bruxos na sociedade. O primeiro ato do novo governo é prender, sem direito a julgamento e sem constituição, todos os suspeitos de terem dons extraordinários. É assim que começa a saga dos irmãos With e Wisty que são arrancados de sua casa e levados sob custódia para uma prisão que estão bem próxima dos campos de concentração nazistas ou um pouco pior.

Sem saberem de nada, os irmãos vão aos poucos entendendo o que aconteceu com o mundo e com suas próprias vidas e a realidade de sua situação começa a cair como uma bomba no futuro de ambos que começam a perceber que terão de lutar pra sobreviver.

Com seus poderes adormecidos começando a despertar With e Wisty terão, antes de qualquer coisa, conseguir controlar seus poderes e aprender a usá-los, para depois encontrar meios de lutar contra o sistema ou simplesmente encontrar formas de viver mais um dia.

*********************************************************************************
Trechinhos:

"É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora!
Às vezes você acorda e o mundo está um lugar totalmente diferente. O barulho de um helicóptero voando em círculos foi o que me fez abrir os olhos. Uma luz fria, azul esbranquiçada, invadiu as persianas e inundou a sala de estar.
Como se fosse dia.
Mas não era."
********************************************************************************* 
"Essa coisa é abominável está sendo transmitida pela TV e pela internet também. Todas as revistas e os jornais inúteis estão aqui. É, estou vendo os cinegrafistas empoleirados em vários pontos do estádio."
********************************************************************************* 
"-Olá, família Allgood - ele disse em um tom baixo, porém poderoso que me fez prestar atenção em cada palavra - Eu sou O Único que é O Único. Talvez vocês já tenham ouvido falar de mim"
********************************************************************************* 
"Eles têm medo de nós.
Eles têm medo de tudo.
Eles têm medo de mudanças, e nós precisamos mudar.
Eles têm medo dos jovens, e nós somos jovens."
********************************************************************************* 

Conclusão:

O livro é muito bom. Capítulos curtinhos vão inserindo o leitor na história de forma bem leve, passando somente o relevante e cativando para que continuemos a ler pois a tensão do começo ao fim. Não há paradas para respirar enquanto lemos este livro pois cada capitulo reserva uma novidade ou um momento de ação. É emoção do começo ao fim.
Vale como nota a mensagem clara desse primeiro livro. O governo que assume o poder do mundo é muito parecido com o que houve na época do nazismo, com ideologias baseadas no ódio e no preconceito e com o aval do povo, que votou, e portanto colaborou, para que essas ideias assumissem o poder. Fica o recado aos jovens para que prestem mais atenção no que ocorre no cenário político de todo o mundo, pois nunca sabemos quando irá nascer o próximo ditador.


Autor: James Patterson
Livro: Bruxos e Bruxas (Witch & Wizard).
Editora: Novo Conceito (Little Brown and Company).
Ano: 2013 (2009).

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!