ADs

Resenha (26) - Um Best - Seller para Chamado de Meu

Um Best - Seller para Chamar de Meu

Sinopse:
Autora do sucesso Melancia, Marian Keyes agora revela com diversão, drama e alto-astral os bastidores do mundo do livro
Se você é daqueles que acha que um escritor de sucesso já tem a vida ganha porque publicou um livro que vendeu igual água, você é mais um que precisa se informar mais sobre o que acontece nos bastidores editoriais. Ah, tudo bem, você sabe que exitem editores, agentes literários, entre outros personagens que atuam neste ramo... mas o que fazem, como sabem qual é "o livro", "quem" é o escritor, "quando" vai acontecer aquele lançamento, entre outras dúvidas que atormentam essas pessoas, bem, isso chega ao alcance de poucos.
A escritora irlandesa Marian Keyes, que segundo o Guardian, é "uma talentosa autora de histórias divertidas e repletas de reviravoltas inesperadas, [faz] piadas paralelas à trama e [tem] um humor antenado e inteligente, típico dos tempos modernos. Seu texto vibrante e bem-construído nos traz a sensação de 'gente de verdade' e 'vida real'", apresenta em Um bestseller pra chamar de meu histórias e curiosidades de personagens ícones do mercado editorial.
Keyes explora com dinamismo a personalidade de suas protagonistas. São tão verossímeis que a autora faz questão de esclarecer em seu site que não a confundam, por exemplo, com Jojo Harvey, a batalhadora agente literária de Um bestseller... "Não me confundam com a Jojo. Eu não tenho nada em comum com ela, a não ser o desejo de crescer, então eu tive que pesquisar seu background, suas atitudes, escolhas", adverte.
Jojo é a personagem focada, com olhos bem atentos às nuvens para não errar o plano de vôo, mas como nada é perfeito... ela acaba se apaixonando por um dos seus chefes; justamente o casado.
Lily Wright ainda está colhendo os frutos de seu romance de estréia. Contudo, seu segundo livro parece que se nega a sair de sua cabeça, e o prazo de entrega... vai para o espaço. Acontece que Lily ouviu os conselhos do "amor da sua vida" e gastou quase todo dinheiro na compra de uma casa. E agora?
Para completar o elenco principal, Gemma Hogan. Organizadora de eventos, era a melhor amiga de Lily, até se apaixonar pelo amor da sua vida, que coincidentemente (ou não) é o mesmo do de sua melhor amiga. Gemma cuida da mãe recém-abandonada pelo marido e leva uma vida social sem grandes emoções. Gemma e Jojo acabam trabalhando juntas.

Talvez o livro mais curioso de Marina Keyes depois de Melancia, Um bestseller pra chamar de meu reúne ingredientes infalíveis para quem curte o mundo dos livros e é apaixonado por boas histórias de vida contemporâneas. (Livraria Saraiva).
*********************************************************************************
Marian Keyes tem um jeito irreverente e alegre de escrever que acho muito dificil de encontrar por ai. Não há valorização de temas, não há exagero de dramatização e não há apelo para clichês tocantes daqueles que sabemos o que vai acontecer mas é impossível não se emocionar. Não que os livros não emocionem, não me entenda mal, mas Keyes consegue mexer com seus leitores de uma forma muito mais sutil e natural sem prejudicar o texto ou a história e com muita dose de ironia e gozação. Esta á uma das poucas autoras que consegue me fazer rir enquanto leio um livro.

Os livros são escritos para mulheres, pois suas protagonistas são sempre mulheres e vivem o drama do dia - a - dia feminino (talvez por isso eu me divirta tanto) mas a leitura é ótima e atende todos os gêneros. Cada livro dela que termino fico imaginando se minha namorada viaja tanto quanto suas personagens (meio assustador isso).

Em um best-seller para chamar de meu, Marian narra a história de três mulheres diferentes e sua batalha diária para alncaçar a felicidade e estabilidade em suas vidas. O que todas têm em comum é o mundo literário o que as torna próximas apesar de não necessariamente amigas.

Entre indas e vindas das personagens e seus dramas amorosos você vai se divertir do começo ao fim com ótimas tiradas e fatos do cotidiano. Keyes tem um talento fora do normal para transformar fatos normais em divertidos e dignos de nota e não faltam momentos divertidos na interação entre uma agente literária, uma meia-autora de meio-sucesso e uma quase autora vingativa e cheia de problemas pessoais.
*********************************************************************************

Pontos Positivos

  • Divertidissímo
  • Leitura fácil
  • Apesar de pouco apelo é bem escrito
  • Livro grande = Mais horas de entretenimento
  • Best-Seller mundial



Pontos Negativos

  • Se é menino vai passar vergonha com as capas
  • Sem grandes mensagens, é somente para se divertir

*********************************************************************************

Conclusão:
É muito dificil hoje em dia encontrar livros que não tentam te dar uma lição de moral ou te comover com uma história maravilhosa e um final estonteante. Nada contra essas histórias, pelo contrário pois são minhas favoritas, mas muitas vezes só queremos algo para nos distrair e por que não rir. Nessas horas ataco a coleção de Marian Keyes de minha namorada pois são os melhores que conheço para estes momentos. Recomendo qualquer um dos livros da autora e para quem já conhece, vem lançamento por ai.



Autora: Marian Keyes
http://www.mariankeyes.com/Home
Livro: Um Best-Seller para Chamar de Meu (The Other Side of the Story).
Editora: Bertrand Brasil (William Morrow Paperbacks).
http://www.record.com.br/grupoeditorial_editora.asp?id_editora=2
http://www.harpercollins.com/imprints/index.aspx?imprintid=518003
Ano: 2008 (2004).

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!