ADs

Noticias - Aumenta Número de Jovens Leitores

Em uma entrevista ao portal divirta-se, o grande escritor e jornalista Zuenir Ventura comentou sobre os indicadores que apontam um aumento significativo nos jovens leitores do país.

É visível para qualquer um ao andar na rua, a quantidade de gente carregando um livro e se contorcendo no transporte público para conseguir terminar aquele capitulo cativante, algo que era raríssimo antigamente e lembro bem de pessoas próximas a mim reclamando de pessoas que aproveitavam a viagem para o trabalho para ler, pois ficavam no caminho e desligados e atrapalhavam os apressados, não que isso não seja uma verdade, mas acho que é um mal necessário já que o ganho é mais cultura e conhecimento a população.


O problema é que esse aumento de leitores é um grande mistério para editoras e escritores. Muitos deles não conseguem perceber o que mudou em uma década para que tantos novos e jovens leitores passassem a consumir livros no pais transformando um mercado morno e periférico em um dos maiores com direito a filas para compra dos lançamentos mais famosos.

Para mim a antiga vilã é uma das principais culpadas pelo aumento de leitores. A internet! Muito se especulou que esta daria fim ao hábito de ler e que games e outros conteúdos iriam dominar o cenário até os livros se tornarem algo de gente estranha e velha. O que se viu foi o contrário. A pirataria (quem diria) proporciona qualquer titulo sem muito esforço a qualquer um que o queira ler, ao invés de viajar no facebook, muitas pessoas que conheço lê livros no trabalho para matar umas horinhas. Zuenir concorda com essa visão conforme trecho da entrevista "Reclamava-se tanto que os jovens não leem e aí se descobre que os jovens estão lendo. Achava-se que a internet ia acabar com a leitura, ao contrário, acho que nunca se leu tanto e se escreveu tanto quanto agora".

Outro fator que contribuiu, foi o aumento de renda. Ninguém pagaria o preço salgado dos livros no Brasil a dez anos atrás, cenário que mudou para muita gente!

Por último, nada melhor do que um comentário do Zuenir sobre o principal fator, na minha opinião, que incentivou e incentiva a leitura e a inclusão de novos leitores no país. Segue para reflexão:

"As escolas, no meu tempo, não entendiam assim e transformavam a leitura em um dever. Aí ficava uma coisa chata. Quando se revela para a criança e o jovem que a leitura é um prazer, um gozo, uma coisa gostosa de fazer, eles não têm como resistir. É botar na cabeça dos professores e dos pais que a leitura tem que ser um prazer e não um dever" - Sábio Zuenir!!




Fonte: (http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2013/09/02/noticia_arte_e_livros,145935/escritores-comemoram-aumento-de-leitura-entre-adolescentes.shtml)


Ler é Mais

Lorem ipsun