ADs

Listas - 10 Passos para Deixar a Leitura Antes de Dormir Mais Divertida

Esse é um hábito pouco praticado no Brasil o que é uma pena. A maioria dos pais não são leitores e consequentemente não incentivam seus filhos a leitura desde cedo. A melhor e mais propagada de incentivo são as historinhas para dormir pois, ao pegar um livro e extrair dele uma história, o pai ou a mãe incentivam o pequeno a descobrir aquela história por si só. Esse é o primeiro despertar da curiosidade para a leitura.
Comece agora mesmo a ler para seus filhos antes de dormir e incentive-os a cultura e uma melhor educação. Siga as dicas preparas pelo ‘The Guardian’ e acima de tudo, não desista quando a batalha contra os games e a TV começarem a parecer invencíveis.

1 - Comece Cedo.
Não espere ele entender exatamente o que é um livro ou para que serve ou ainda que a história que você está contando sai daquelas páginas mágicas. Compre livros dedicados a essas idades e comece tão logo a criança consiga ficar mais de uma hora com os olhos abertos. O importante aqui não é a história, mas a ideia de segurar e ver seu pai e exemplo segurando um livro.

2 - Arranje Tempo.
Você não é ocupado demais para ler para seu filho. Se o cansaço ou o horário o impede, mude de “leitura para dormir” para “uma leitura para acordar”. Não existe regra que diz que tem que ser a noite, o importante é incentivar seus filhos a gostarem de livros.

3 - Use a biblioteca.
Quando jovem tive que fazer um cartão na biblioteca por causa de trabalhos escolares (sim! Peguei o finalzinho dessa era de trabalhos em biblioteca). E isso me incentivou muito a ler. Eu já gostava, já lia alguns livros que se perdiam em casa, mas quando tive acesso a uma biblioteca só para mim acabei por descobrir o mundo. Ao menos o meu mundo.

4 - Lembre-se dos Livros que Não Leu        
Já se pegou na sessão infantil vendo clássicos que nunca leu com um quê de saudades de algo que não teve? Aproveite para dar a oportunidade ao seu filho de vivenciar essas histórias que você não teve acesso.

5 - Não Ligue para Palavras Difíceis
Crianças não se assustam com palavras que não entendem. Não tenha medo de ler algo um pouco mais complexo. Um dos objetivos da leitura é expandir vocabulário. A medida que for crescendo ele vai se interessar em descobrir o que são e o que significam essas palavras.

6 - Deixe-os escolher
Pegue livros de vários temas, leia o prólogo de cada um e deixe o pequeno escolher. Tenha em mente que seu filho é uma pessoa e tem grandes chances que não goste do que você gosta. E acima de tudo não faça disso um trabalho ou um estudo forçado. Leitura é diversão, não dever!

7 - Não Puna o Mérito
Não deixe de ler para seu filho somente porque ele aprendeu a ler. Nem preciso dizer a centena de benefícios em continuar o hábito mesmo após o pequeno ser alfabetizado. Mas se não consegue pensar em nenhum, deixo-os com esse: Não destrua uma relação simples e pura de um pai contando uma história para um filho, pelo contrário, lute por ela!

8 - Alterne Capítulos
O pirralho já sabe ler? Ótimo, alterne capítulos. Ele vai ficar contente em poder ler para você ao invés de somente ouvir, pois vai mostrar que também sabe e vai agradar. Por outro lado, não vai cansar da leitura, pois você irá ler a outra parte. Experimente e se descubra terminando livros grandes em pouquíssimo tempo.

9 - Saia do Casulo Dele
Quando começar a crescer a criança começa a ler aquilo que gosta, ou seja, o tipo de história que mais se interessou. Obviamente não tente impedir que ele se divirta com o que gosta, mas aproveite para quando ler para ele, influenciar com livros de outros temas e incentivar a diversidade.

10 - NÃO Chore!
Uma criança não vai se sentir a vontade se ver seus pais chorando ao fazerem algo para ela. É mais provável que comece também a chorar e ao invés de incentivar você pode traumatizar o pequeno. Se já conhece a história e costuma se emocionar, evite-a.





Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!