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Resenha (11) - Nos Bastidores da Disney

Nos Bastidores da Disney

Sinopse:
A Disneyworld é reconhecida e admirada em todo o mundo. O notável sucesso da empresa está em sua capacidade de fazer com que seus clientes sempre retornem. Quase 70% dos freqüentadores do reino encantado já o visitaram antes. Em um estilo divertido e de fácil leitura, "Nos Bastidores da Disney" (Futura, 2004) revela os princípios que orientam a cultura e o sucesso do grupo Disney. Ele revela os sete segredos que podem ser aplicados por qualquer outra empresa e fornece uma série de exemplos que ajudarão os profissionais de qualquer nível organizacional a voltarem sua atenção para os clientes. Você entenderá como a Disney cria e mantém uma das mais poderosas cultuas empresariais e saberá qual é o verdadeiro concorrente da Disney - e de sua empresa.

Aaaaa Disneyworld!Terra da magia, do encanto, da inocência, dos sonhos. Um império do entretenimento que vai muito além da produção de filmes animados, mas incentiva o imaginativo de forma pouco encontrada no resto do mundo. Mas a Disney também é a terra do capitalismo e um dos maiores símbolos da globalização. Qual o segredo? O que movimenta milhões de pessoas, jovens e adultos, a frequentarem seus parques todos os anos, sem contar os outros milhões que não perdem um único lançamento nos cinemas? Como a Disney consegue manter um filme lançado em 1937 encantador, atual e acima de tudo rentável?

Estas são perguntas que o livro do escritor Tom Connellan promete responder e, de certa forma, consegue.  Com ideias focadas a empreendedores e administradores de empresa, o livro conta algumas das técnicas da Disney para ser o sucesso que é no mundo todo. Obviamente isso não é tudo que a empresa usa para se desenvolver, mas são lições que se analisadas de forma consciente, podem fazer a diferença no seu negócio ou até mesmo na sua carreira, mesmo que não seja um gestor ou empresário. Além disso, por ter uma leitura bastante leve e fácil de ser compreendida, qualquer pessoa pode ler, mesmo que seu interesse seja somente em aprender um pouco mais sobre a terra encantada.

O livro é baseado em um treinamento ministrado por um guru da administração e ex membro da equipe da Disney, Mort Vandeleur, que promete mudar a forma como os cinco participantes – Bill Greenfiled, Carmen Rivera, Don Jenkins, Judy Crawford e Alen Zimmerman – vêm e administram seus negócios ou como gerem suas áreas nas empresas em que trabalham. O método de Mort é bem peculiar, incentivando os participantes a usufruírem do parque antes mesmo de passar qualquer lição ele promete que após 7 lições, os mesmo serão capazes de realizarem mudanças radicais em seus ambientes de trabalho. Após as experiências vivenciadas pelos personagens, vem uma analise de que técnica a Disney empregou em determinado assunto ou problema, além de demonstrar os princípios da companhia que são os seus bens mais valiosos.

Durante o texto cada personagem lida com seus próprios conceitos, visão e motivação, mostrando acima de tudo que nada é universal quando se trata de administração, mas sim boas práticas que podem ou não serem empregadas e, quando utilizadas, devem ser adaptadas.

Este é o primeiro livro da série ‘Nos Bastidores” publicada pela Editora Saraiva e eu fiquei surpreso pela dinâmica e pelo conhecimento presente no livro, além de ter ficado ainda mais encantado do que já era, com a terra do Mickey Mouse.



Pontos positivos:
·         Leitura simples, mas que agrega conhecimento.
·         Ótimo para lideres em qualquer área de atuação ou empresários.
·         Traz novos fatos sobre o mundo da Disney.
·         Mistura leitura didática com lazer.
·         Boa exploração dos personagens.
·         O livro entrega o prometido, passa de forma satisfatória sua mensagem.

Pontos negativos:
·         O livro poderia ser mais aprofundado, com mais exemplos.
·         Não indicado a pessoas sem interesse em governança, liderança, empreendedorismo ou Disney.


Trechinhos:

“Mort sorriu_ estava esperando esta pergunta. Tem relação com o segundo segredo que desejo revelar.
Ele deu a todos o segundo cartão, com a mensagem: Fantástica atenção aos detalhes.
Sabem, as pontas mais gastas deles são retiradas e retocadas todas as noites.
A meta é que pareça novo toda manhã.
-Você não está brincando conosco está?-Perguntou Judy.
- Uma empresa que se preocupa com um poste prestará essa mesma atenção a qualquer coisa que envolva o convidado, pois a atenção aos detalhes faz parte da cultura da empresa.
Agora gostaria que vocês respondessem a uma pergunta. A atenção aos detalhes faz parte da cultura de sua empresa?”

“Eisner falou um pouco e depois se ofereceu para responder perguntas.
Carmem perguntou - Ontem lhe perguntamos sobre o número de faxineiros do parque e você nos disse quatro ou a cinco mil.
- Era eu, e creio que não me fiz entender, eu disse 45 mil. Todos fazem parte da limpeza. A limpeza do parque é crucial, é o que torna este lugar verdadeiramente mágico. É tão importante para nós que todos se consideram parte da equipe de limpeza.”

“- E permanece? Quanto tempo dura o entusiasmo?
- Muito mais que você imagina.
- Já ouvi falar deste pó mágico da sininho, o que significa?
- É um sentimento especial em relação a este lugar, as pessoas fazem as mesmas coisas aqui que em outra parte do mundo, mas a dedicação aqui é diferente, e essa dedicação é a qualidade que te acompanha onde quer que você esteja. Você pode tirar o Marvin da Disney, mas não a Disney do Marvin.
- Isso que chamo de grupo motivado - disse Judy - esta organização sabe transmitir energia às pessoas.
- Bem é algo para ser analisado - disse Mort - Muitos gerentes ficariam espantados se soubessem como seus funcionários desconfiam do entusiasmo da gerência. Não que não estejam se esforçando. É que não se esforçam totalmente, E isso é crítico.”

Tom Connellam
Conclusão:

Apesar do livro ter como objetivo orientar gestores e empresários, ele consegue abrir novos horizontes a qualquer pessoa interessada em melhorar suas práticas profissionais, basta estar atento as dicas. É um ótimo livro, com um bom conteúdo que antes de mais nada é útil ao dia-a-dia e de quebra nos ensina um pouco sobre uma das mais conhecidas e adoradas empresas da terra do tio Sam. Vale a pena ter este livro!
  
Autor: Tom Connellan
Livro: Nos Bastidores da Disney (Inside the Magic Kingdom)
Editora: Saraiva (Peak Performance)
Ano: 2010 Ed.22 (2007)

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