ADs

Jabuti Cria Categoria que Premia Quadrinhos Nacionais


No último dia 3 de Maio o maior e mais importante prêmio literário do Brasil, O Prêmio Jabuti, atendeu aos pedidos de autores, editores, jornalistas e fãs e finalmente criou a categoria exclusiva para Histórias em Quadrinhos.

O curador do prêmio, Luiz Amando Bangolin, anunciou na ocasião diversas mudanças, entre elas a criação de duas novas categorias, "Livro Brasileiro Publicado no Exterior" e "Histórias em Quadrinhos", totalizando 29 contemplados com o prêmio a partir de agora.

“A mobilização do pessoal foi muito importante e é muito importante para a sedimentação dessa categoria que passa a vigorar a partir desse ano, mas já havia uma compreensão dentro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Jabuti a respeito da inclusão dessa categoria. Recentemente, li um artigo na New Yorker que defendia, com todo vigor e argumentos muito claros e racionais, que HQ é sim uma categoria literária. Não é algo que deva ser marginalizado, embora, andar à margem seja uma das possibilidades do mundo das HQs. Essa discussão foi amadurecendo aqui dentro e achamos que esse seria o momento adequado para incluí-la”, comentou Bagolin durante a conversa com os jornalistas.

Sempre marginalizado e infantilizado no Brasil, os quadrinistas chegaram a ser indicados para categorias como capa, adaptação e ilustração, mas essa será a primeira vez em que as obras são analisadas em sua totalidade e com a compreensão de que se trata de obras de literatura e devem ser julgadas como tal. Um reconhecimento tardio mas de suma importância para o quadrinho nacional, acostumado a receber prêmios no exterior mas esquecido em suas terras.

Ler é Mais

Lorem ipsun