O jogador Número 1
Sinopse:
“O ano é 2044 e, como o
resto da humanidade, Wade Watts prefere mil vezes o jogo do OASIS do que o
mundo real. Ele garante que esconde as peças de um puzzle diabólico cuja
resolução leva à riqueza incalculável. A chave para o quebra-cabeça são
baseadas na cultura do final do século XX e, por anos, milhões de seres humanos
têm tentado encontrá-los, sem sucesso. De repente, Wade consegue resolver o
quebra-cabeça e ganha o prêmio, e, posteriormente, deve competir contra
milhares de jogadores para conseguir o troféu. A única maneira de sobreviver é
ganhar, mas para isso terá que abandonar sua existência virtual e lidar com a
vida e o amor no mundo real, que sempre tentou fugir.” (Livraria Saraiva).
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Somente quem tem paixão
pela leitura, pela descoberta de uma nova história e pelo poder da imaginação,
consegue entender a sensação de ter em mãos um bom livro quando na verdade não
se esperava nada dele. Quando esse livro ultrapassa o conceito de bom, quando
sua história é capaz de te surpreender linha a linha conforme a leitura avança,
a sensação de alegria e surpresa é indescritível. Este livro de volume único é
um destes raros casos em que ao mesmo tempo em que você lê, você cresce, seus
pensamentos evoluem, sua mente viaja em lembranças trazendo a superfície uma
gostosa sensação de nostalgia e felicidade. Isso tudo porque o livro não é
somente uma narrativa. Ele é praticamente um documento histórico sobre toda a
cultura dos anos 80 e começo dos anos noventa. Mais que referências, o autor
faz verdadeiras homenagens a jogos, musicas e filmes que marcaram época e
moldaram toda uma geração de seres humanos no mundo todo. Mesmo uma pessoa que
não entende muito de games vai ser capaz de identificar diversas obras citadas
no livro e é claro, se divertir com a lembrança delas.
A história se passa no ano
de 2045 em uma terra devastada pela poluição e com países em crises econômicas
incuráveis. A maior parte da população vive na pobreza e sua única diversão é
um ambiente virtual criado alguns anos antes chamados OASIS. Devido a grande popularização do ambiente,
jogado com luvas e óculos e imersão virtual, o governo transferiu até mesmo
suas escolas para lá, possibilitando assim que todos tivessem acesso ao mundo
de OASIS.
Wade, um jovem pobre que
vive em um precário parque de trailers tem um avatar chamado Parzival e tenta
levar uma vida tranquila no mundo virtual e sobreviver no mundo real. Sua vida
muda completamente quando o multimilionário Halliday, criador do jogo, vem a
falecer e deixa toda sua fortuna e sua empresa para o primeiro jogador que
encontrar 3 Ester Eggs que foram escondidos no jogo. Para completar a tarefa,
ele deixa dicas complexas aos jogadores conforme avançam de um segredo a outro
no melhor estilo RPG ou task dos mmorpg.
“Três chaves escondidas abrem três portões
guardados
E três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliado
Quem demonstrar ter os exigidos predicados
Chegará ao fim, onde o prêmio será alcançado”
E três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliado
Quem demonstrar ter os exigidos predicados
Chegará ao fim, onde o prêmio será alcançado”
Wade acaba por
encontrar o primeiro Ester egg do jogo e entra em uma batalha de vida ou morte,
tanto no mundo virtual, quanto no mundo real.
Pontos positivos:
- Uma história mais que original.
- Ótimos personagens.
- Muito conteúdo diferenciado.
- Para todas as idades.
- Leitura fácil.
Pontos Negativos:
- Dificilmente vai agradar a quem não gosta de games.
- Pode ser difícil de entender se não costuma jogar vídeo-games.
Trechinhos:
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O que acontece depois da
morte? Bem, não sabemos ao certo. Mas as evidências sugerem que não acontece
nada. Você morre, seu cérebro para de funcionar e você some e deixa de fazer
perguntas irritantes."
Não existia um avatar de
Backup. Os usuários do OASIS só podiam ter um avatar por vez.
Doze enormes rochas pretas
estavam organizadas no topo da colina do mesmo modo, lembrando os traços de um
crânio humano.
Conclusão:
Se jogou video-game ou se tem mais do que 20 anos tem obrigação de ler este livro. Muito bem escrito, com uma história muito original e com ótimos personagens o livro cativa, principalmente a nova geração que irá se identificar com o mundo do jogo logo nas primeiras páginas. Vale a pena ter e ler este livro.
Visite Também: http://readyplayerone.com/
Autor: Ernest Cline
Livro: O Jogador N° 1(Ready Player One).
Editora: Leya (Crown/Random
House).
Ano: 2011 (2010).
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