ADs

Chiado Começa pra Valer no Brasil

Editora portuguesa instalada há um mês no Brasil prepara seus primeiros lançamentos.

Publicado em Publishnews


A Chiado chegou fazendo barulho nas redes sociais. Em pouco tempo, com forte ajuda dos brasileiros, suas redes sociais bombaram e hoje, só no Facebook, a editora tem mais de 2 milhões de curtidas. Instalada oficialmente há pouco mais de um mês no Brasil, a editora portuguesa já tem dois livros em pré-venda e data de lançamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro. O primeiro livro – A volta ao mundo, do ator global Anselmo Vasconcellos – terá lançamentos no próximo dia 10 em São Paulo (na Martins Fontes) e nos dias 15 (Travessa Barra) e 19 (Blooks), no Rio de Janeiro. O outro livro – Memórias de uma Copa no Brasil, de Francisco Bicudo – tem lançamento marcado para o dia 13, no Bar São Cristóvão, em São Paulo.

A equipe brasileira – formada por Mayara Facchini, Joana Morais e Vitória Scritori no editorial e Priscilla Amaral, no comercial – tem uma missão ousada: editar cerca de trinta livros por mês durante 2015. “A equipe aqui no Brasil é pequena, mas contamos com o apoio da equipe de Portugal”, explica Mayara que adiantou ao PublishNews que os planos da editora no Brasil é ampliar a equipe em breve. Embora, a editora evite falar em autopublicação, o modelo de negócio da Chiado vai por esse caminho. “Evitamos falar em autopublicação para não dar a ideia de quem paga faz o livro. Não! Temos uma curadoria e fazemos uma seleção criteriosa das obras que vamos publicar. O nosso foco é nos autores brasileiros e portugueses. Queremos democratizar o processo de publicação”, conta Priscilla. “São livros com potencial e nosso trabalho é dar suporte a esses autores”, explica Mayara que contou ao PublishNews que está de olho em pessoas com grandes redes, vários seguidores no Facebook e possibilidades de ajudar na divulgação dos livros. “Nunca vi uma proposta parecida com essa. Não conheço outra editora que dê esse suporte que queremos dar na Chiado. Faz parte da política da editora que o autor seja bem-tratado e abraçado. Ninguém pode ser ignorado”, completa a editora.


Os livros que saírem no Brasil sairão, simultaneamente, em Portugal e vice-versa. Uma exceção a essa regra será o livro O poeta da madrugada, de Alceu Valença, que será lançado em Portugal em janeiro, aproveitando uma turnê que o cantor tem no País. No Brasil, o livro sairá só depois do Carnaval. A distribuição no Brasil será feita, nesse primeiro momento, pelas livrarias Saraiva, Cultura, Travessa e Martins Fontes, já parceiras da editora, mas a meta é ampliar isso em 2015. Além disso, a editora mantém um site por onde os leitores podem comprar (em Reais), com um diferencial: quando se adquire o livro físico, automaticamente, ele consegue baixar o e-book dentro do mesmo preço e quem comprar o e-book terá desconto na compra do livro físico, caso queira. A impressão é feita nas gráficas da Chiado em Portugal, mas a equipe brasileira garante que isso não acarretará problemas de logísticas no Brasil. “Os livros demoram cerca de quinze dias para chegar no Brasil. Em caso de urgências, temos um esquema especial que garante a sua chegada aqui em menos tempo”, garante Priscilla.

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!