ADs

Lançado Livro com Vocabulário do Português Medieval

Lista com 170 mil palavras resulta de 35 anos de pesquisa. Brasil, Espanha, Portugal, França, Alemanha e EUA receberão a obra.

Publicado no G1

O "Vocabulário do Português Medieval", um lista com cerca de 170 mil palavras que eram usadas nos atuais territórios de Portugal e da Galícia (norte da Espanha) na Idade Média, foi lançado nesta sexta-feira (10) no Rio de Janeiro após 35 anos de pesquisa.

A obra, elaborada por filólogos e lexicólogos da Fundação Casa de Rui Barbosa, instituto vinculado ao Ministério da Cultura, foi apresentada em cerimônia no Rio que contou com a presença da ministra, Marta Suplicy.
O vocabulário, em que cada palavra em desuso está vinculada ao seu correspondente atual, foi elaborado a partir de documentos datados em Portugal e na Galícia entre os séculos XIII e XV, segundo o Ministério de Cultura.
"Usamos uma grande quantidade de manuscritos da língua falada entre Galícia e Portugal. Com esse repertório foi possível retratar o processo de consolidação da língua portuguesa", explicou o diretor de pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa, José Almino de Alencar.

O vocabulário, que começou a ser redigido em 1979, também permite identificar a origem comum do português e do galego e os diferentes caminhos que os separam.

"Entre o latim romano e o português, a língua atravessou uma grande história. É um dos momentos desconhecidos dessa história que estamos retratando no vocabulário", disse Alencar.
Além do trabalho de buscar e compilar os documentos originais, o projeto levou 35 anos para ficar pronto por causa das dificuldades em publicá-lo.

Os autores tentaram pela primeira vez em 1984 mas, sem patrocínio, se limitaram então a um fascículo. Em 1986 e em 1994 foram publicadas adaptações em partes, mas não todo o vocabulário.
A lista só foi completada em 1999, quando foi digitalizado.


E só agora, com o patrocínio do Ministério de Cultura, os autores conseguiram lançar mil exemplares do vocabulário, que tem dois volumes.

Ler é Mais

Lorem ipsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui comentários, criticas, elogios e sugestões!!! Indique novas opções de leitura para o Blog!!! Compartilhe!!!